domingo, 9 de outubro de 2011

Ações 2010

 ANO 2010
Foram feitas as ações etruturais do projeto.

ABRIL/2010
 Em abril de 2010 Teresina recebeu a visita da Comissão Nacional do projeto Vida no Trânsito através dos Ministérios da saúde, Justiça, Cidades, Denatran, OPAS, OMS, para certificar-se das condições mínimas existentes afim de que a cidade fosse contemplada com o projeto. O Prefeito de Teresina, Elmano Ferrer, em reunião no Palácio da Cidade, prontamente aderiu ao projeto, consolidando Teresina como a representante do nordeste.


                                               Visita ao palácio da Cidade



Lançamento nacional- palácio de Guanabara-RJ

AGOSTO/2010
 Em lançamento no Palácio da Cidade, em Teresina, foi instituída , por decreto,  pelo Prefeito, a Comissão Intersetorial de Segurança no Trânsito e a Coordenação Executiva do projeto Vida no Trânsito. A Comissão Intersetorial é formada por 20 instituições (STRANS, FMS, CIPTRAN, DETRAN, PRF, BPRE, SEMEC, SEMCOM, SEMPLAM, DNIT, CREA, CFC, CRM, UFPI, UESPI, SEST/SENAT, OAB, SESAPI, MP, SEGURADORA). A coordenação executiva é um grupo de trabalho formado por 8 componentes.
                                           Comissão Intersetorial
Comissão executiva
Missão da Comissão Intersetorial:
I-      subsidiar a elaboração de planos de intervenção local para a segurança do trânsito;
II -    intermediar e colaborar para a implementação das intervenções previstas no planejamento local de segurança no trânsito;
III -   acompanhar o desenvolvimento das ações no âmbito de suas instituições;
IV -   propiciar o alcance das metas de redução de vítimas por acidentes de trânsito em Teresina;
V -    diagnosticar, anualmente, a situação da segurança de trânsito em Teresina e propor medidas de redução da morbimortalidade no trânsito.

Missão da Coordenação executiva:
         coordenar as ações do Projeto Vida no Trânsito;
II -     convocar a Comissão Intersetorial para reuniões ordinárias e extraordinárias;
III -    elaborar juntamente com a Comissão Intersetorial o plano de intervenção local do Projeto Vida no Trânsito;
IV -   intermediar e colaborar para a implementação das intervenções previstas no plano local e nacional do referido Projeto;
V -    acompanhar o desenvolvimento do Projeto;
VI -   propiciar o alcance das metas de redução de vítimas por acidentes de trânsito em Teresina;
     VII -            divulgar os resultados do Projeto


OUTUBRO/2010-
Foi realizada a oficina de planejamento do Plano da Década do Projeto Vida no Trânsito. Estiveram presentes a Comissão Nacional, a Comissão Intersetorial e a coordenação executiva. O evento aconteceu na casa da Cultura, nos dias 14 e 15 de outubro. Ao final foram estabelecidas as ações e atividades a serem desenvolvidas em Teresina e a coordenação executiva ficou com a missão de concluir o plano incorporando as metas, os recursos, os responsáveis e a data de execução.


Casa da Cultura


NOVEMBRO/2010-
 Aconteceu nos dias 8, 9 e 10, em Brasília a oficina de avaliação dos projetos Vida no Trânsito e Redução da Morbimortalidade no Trânsito, ambos coordenados pelo Ministério da Saúde. Foi solicitada a presença dos representantes da STRANS, DETRAN, Secretaria de Saúde do Estado e do Município

                                                        Representantes de Teresina e membros da comissão nacional


















 

JUNHO/2010-
 Em 18 de junho, no Rio de Janeiro foi lançado nacionalmente o projeto com a presença dos representantes das cinco cidades contempladas: Teresina, Palmas, Campo Grande, Belo Horizonte e Curitiba. Teresina foi representada pelo Prefeito Elmano Ferrer, Superintendente da STRANS, Ricardo Freitas, Presidente da FMS, Pedro Leopoldino e a Gerente de Educação de Trânsito da STRANS e coordenadora do projeto em Teresina, Audea Lima. A solenidade aconteceu no Palácio Guanabara, Rio de Janeiro, com a presença do então Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o Diretor do Departamento de Análise da Situação da Saúde do Ministério da Saúde, Otaliba Libânio,  e a Comissão Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário