domingo, 9 de outubro de 2011

Ações 2011

ANO 2011
  
INICIO DAS AÇÕES

JANEIRO/2011-
Nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro aconteceu a oficina para discussão sobre os dados coletados pelos órgãos. 



Início da Operação salva-Vidas -  ação intersetorial da Policia Militar, STRANS, DETRAN, PRF, BPRE, CIPTRAN com vistas à fiscalização de trânsito e de transporte público, incrementando a ação de fiscalização dos níveis de alcoolemia nos condutores




FEVEREIRO-2011
Inicio da Campanha Motociclista Responsável – realização de 2  blitzes semanais, distribuição de material informativo: manual do motociclista e cartazes. Objetivo é alertar sobre a necessidade de uso dos equipamentos de segurança. Parceria STRANS, DETRAN, CIPTRAN.








Nos dias 23 E 24/02 – Capacitação do grupo de analise de dados na metodologia EPP- ESTRATEGIA DE PRO ATIVIDADE E PARCERIA, da GRSP. Participaram Ana Amelia-FMS, Tenente Ribeiro-CIPTRAN, Dorivan-PRF, Simone-comissão executiva, Audea- coordenação Comissão executiva




MARÇO- 2011
DIAS 02, 03 E 04-  O Grupo de análise de dados se encontrou na Delegacia de Acidentes para estudar cada caso de acidente que resultou em vitima fatal e fez uma análise para estabelecer os fatores de risco que condicionaram o acidente a partir dos indicadores apresentados pela EPP-Estratégia de Proatividade e Parceria, da GRSP. Em seguida foram feitas as  análises doa fatores de risco das vitimas graves.Na Delegacia foram encontrados mais 8 óbitos, tendo a lista subido para 54 vitimas fatais, no último trimestre de 2010. No pareamento das vitimas graves foram encontrados 87 vitimas graves. O grupo presente foi Ana Amélia –FMS, Inspetor Fernandes- PRF (seção de acidentes), Simone –Comissão executiva, Edilene-Comissão Executiva.
Conclusão: Em Teresina, nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2010 foram encontradas 54 vitimas fatais de acidentes de trânsito e 87 vitimas graves, incluindo as rodovias federais do perímetro urbano de Teresina e as rodovias estaduais que circundam a cidade.

Nos dias 14 e 15/03- Em auditório do Departamento Estadual de Trânsito-Piaui foi feita a oficina de apresentação dos dados coletados.  Na ocasião foram apresentados os resultados da análise e qualificação dos dados de acidentes de trânsito ocorridos no último trimestre de 2010. Tivemos a presença do Sr. Prefeito, Diretor Geral do DETRAN_PI, Superintendente da STRANS, Alzenir Porto, Superintendente da PRF, Comandante da Polícia Militar, Coronel Albuquerque e demais membros da Comissão Intersetorial de Segurança no Trânsito.



.




ABRIL-2011
Nos DIAS 18 E 19/04- No auditório do SEST/SENAT foi discutido o Plano de ação local do Projeto Vida no Trânsito, com a presença da comissão executiva, comissão intersetorial , a representante do DENATRAN, Rita de Cássia, O consultor da OMS , Victor Pavarino, a GRSP, José Cardita, e o Diretor do MS, Otaliba Libânio. À noite, os participantes estiveram presentes à operação salva-vidas, que aconteceu na avenida Nossa Senhora de Fátima e Parque Mão santa. No dia 19 aconteceu a apresentação do Plano de ação no salão nobre da Prefeitura de Teresina, com a presença do Sr. Prefeito de Teresina, Elmano Férrer e demais instituições.








MAIO-2011
DIA 13/05 – No salão nobre da Prefeitura de Teresina aconteceu o lançamento do IIPrêmio Cidade de Teresina de Educação no Trânsito. A ação faz parte dos projetos especiais do Plano de ação local do Projeto Vida no Trânsito. O Prêmio é voltado para estudantes, jornalistas, escolas e empresas públicas e privadas e objetiva promover a mudança de comportamento a partir da reflexão dos participantes, bem como incentivar a prática da responsabilidade social no trânsito por parte das empresas. Os temas dos trabalhos e o foco das ações foram escolhidos com base na análise dos fatores de risco identificados pelo Projeto Vida no Trânsito:álcool, velocidade e o grupo motociclista. A meta é o recebimento de cerca de 800 trabalhos e a adesão de 150 instituições.







 







 



No  dia 31/05  Teresina recebeu a visita da pesquisadora Tanara Sousa, da Universidade Federal do RS, que veio realizar um diagnóstico para a realização da Pesquisa sobre álcool, velocidade e trânsito, entre os condutores de Teresina. A pesquisadora esteve presente na reunião de planejamento da Operação salva-vidas apresentando a sistemática da pesquisa a ser realizada.

JUNHO-2011
DIA 13/06- entrega de 03  êtilômetros pela OPAS.



Renovação da frota de veículos utilizados na fiscalização de trânsito. Aquisição de um ônibus para o desenvolvimento das atividades: operação salva vidas, Strans itinerante e atividades educativas.

 


DIA 27, 28- Oficina de marketing social- Brasilia. Participantes: Audea Lima-STRANS, Amariles Borba- FMS, Alice Honório- STRANS, Miriam Felinto- SEMCOM.
JULHO- 2011
Dia 27 foi realizado o Seminário sobre Redução de Acidentes, na APPM, realizado pelo Detran-PI, com objetivo de sensibilizar os gestores dos municípios piauienses a aderirem à municipalização do trânsito. Participaram 48 representantes de prefeituras.
Realização da Campanha : A peça que o capacete protege não tem reposição. Veiculação de out door, panfleto em forma de capacete e cartazes.

AGOSTO-2011
 No dia 12 de agosto foi realizada a solenidade de entrega do selo de adesão às instituições que adreiram ao II Prêmio Cidade de Teresina de Educação no Trânsito. Ao todo 130 instituições fizeram a adesão. O evento integrou as comemorações do aniversário de Teresina e contou com a presença de gestores das empresas, escolas, superintendente e Prefeito de Teresina, Elmano Férrer.

Nos dias 24 e 25 foi realizada a Capacitação sobre álcool e drogas pelo Nucleo de Pesquisas  em álcool, trânsito e outras drogas, da UFRGS, no auditório da Escola Piauiense de Trânsito. Foram capacitados 80 agentes de trânsito e policiais do CIPTRAN e BPRE sobre a tem ática.

Realização da  campanha PAI, VOCE É MEU HERÓI MAS NÃO PRECISA VOAR. Veiculação de outdoor.

Nos dias 24, 25, 26, 27 e 28 foi realizada a pesquisa sobre beber e dirigir pela UFRGS em Teresina. Os pontos escolhidos para a pesquisa foram os que se destacaram nos  índices de acidentes graves e fatais. Avenidas Presidente Kennedy (leste), Henry Wall com Juarez Távora (sul), Dom Severino (leste), Joaquim Nelson (sudeste), João XXIII (rodovia).
 



Os resultados da pesquisa servirão de subsídio para intervenções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário