domingo, 9 de outubro de 2011

Ministério Público em Defesa da Vida

 Campanha Ministério Público em defesa da vida e pela paz no trânsito
Realização- Ministério Público
O Ministério Público do Estado do Piauí está realizando uma campanha em defesa da vida e pela paz no trânsito. A ação envolve não apenas um trabalho de conscientização mas também de acompanhamento dos inquéiros instaurados por acidentes de trânsito, bem como a fiscalização e controle do uso de bebidas alcóolicas por menores e a fiscalização dos níveis de alcoolemia em condutores. 
Veja as matérias nos endereços abaixo.
http://www.youtube.com/watch?v=QzNcxSdrIUs

UM GRITO PELA VIDA - encerramento da Semana Nacional de Trânsito em Teresina




A Semana Nacional de Trânsito marcou pelo engajamento das instituições nas atividades. O evento Um grito pela vida, realizado na Ponte Estaiada, no dia 25 de setembro reuniu centenas de pessoas ligas aos órgãos envolvidos , bem como familiares de vítimas, escolas, educadores e cidadãos. Durante o evento houve manifestação por alunos, colocação de cruzes, balões, velas e roupas brancas. As cruzes simbolizavam as vidas perdidas, as velas, a possibilidade de uma luz guiar melhor as pessoas, os balões simbolizavam a esperança de termos mais vidas nas ruas e o branco a busca pela paz.

II PREMIO CIDADE DE TERESINA DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

VIDEO MOTOCICLISTA RESPONSÁVEL


Campanha relizada para alertar os motocilistas em Teresina sobre os riscos no trânsito.
Produzido pela SA.PROPAGANDA para a PMT/STRANS.

Ações 2011

ANO 2011
  
INICIO DAS AÇÕES

JANEIRO/2011-
Nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro aconteceu a oficina para discussão sobre os dados coletados pelos órgãos. 



Início da Operação salva-Vidas -  ação intersetorial da Policia Militar, STRANS, DETRAN, PRF, BPRE, CIPTRAN com vistas à fiscalização de trânsito e de transporte público, incrementando a ação de fiscalização dos níveis de alcoolemia nos condutores




FEVEREIRO-2011
Inicio da Campanha Motociclista Responsável – realização de 2  blitzes semanais, distribuição de material informativo: manual do motociclista e cartazes. Objetivo é alertar sobre a necessidade de uso dos equipamentos de segurança. Parceria STRANS, DETRAN, CIPTRAN.








Nos dias 23 E 24/02 – Capacitação do grupo de analise de dados na metodologia EPP- ESTRATEGIA DE PRO ATIVIDADE E PARCERIA, da GRSP. Participaram Ana Amelia-FMS, Tenente Ribeiro-CIPTRAN, Dorivan-PRF, Simone-comissão executiva, Audea- coordenação Comissão executiva




MARÇO- 2011
DIAS 02, 03 E 04-  O Grupo de análise de dados se encontrou na Delegacia de Acidentes para estudar cada caso de acidente que resultou em vitima fatal e fez uma análise para estabelecer os fatores de risco que condicionaram o acidente a partir dos indicadores apresentados pela EPP-Estratégia de Proatividade e Parceria, da GRSP. Em seguida foram feitas as  análises doa fatores de risco das vitimas graves.Na Delegacia foram encontrados mais 8 óbitos, tendo a lista subido para 54 vitimas fatais, no último trimestre de 2010. No pareamento das vitimas graves foram encontrados 87 vitimas graves. O grupo presente foi Ana Amélia –FMS, Inspetor Fernandes- PRF (seção de acidentes), Simone –Comissão executiva, Edilene-Comissão Executiva.
Conclusão: Em Teresina, nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2010 foram encontradas 54 vitimas fatais de acidentes de trânsito e 87 vitimas graves, incluindo as rodovias federais do perímetro urbano de Teresina e as rodovias estaduais que circundam a cidade.

Nos dias 14 e 15/03- Em auditório do Departamento Estadual de Trânsito-Piaui foi feita a oficina de apresentação dos dados coletados.  Na ocasião foram apresentados os resultados da análise e qualificação dos dados de acidentes de trânsito ocorridos no último trimestre de 2010. Tivemos a presença do Sr. Prefeito, Diretor Geral do DETRAN_PI, Superintendente da STRANS, Alzenir Porto, Superintendente da PRF, Comandante da Polícia Militar, Coronel Albuquerque e demais membros da Comissão Intersetorial de Segurança no Trânsito.



.




ABRIL-2011
Nos DIAS 18 E 19/04- No auditório do SEST/SENAT foi discutido o Plano de ação local do Projeto Vida no Trânsito, com a presença da comissão executiva, comissão intersetorial , a representante do DENATRAN, Rita de Cássia, O consultor da OMS , Victor Pavarino, a GRSP, José Cardita, e o Diretor do MS, Otaliba Libânio. À noite, os participantes estiveram presentes à operação salva-vidas, que aconteceu na avenida Nossa Senhora de Fátima e Parque Mão santa. No dia 19 aconteceu a apresentação do Plano de ação no salão nobre da Prefeitura de Teresina, com a presença do Sr. Prefeito de Teresina, Elmano Férrer e demais instituições.








MAIO-2011
DIA 13/05 – No salão nobre da Prefeitura de Teresina aconteceu o lançamento do IIPrêmio Cidade de Teresina de Educação no Trânsito. A ação faz parte dos projetos especiais do Plano de ação local do Projeto Vida no Trânsito. O Prêmio é voltado para estudantes, jornalistas, escolas e empresas públicas e privadas e objetiva promover a mudança de comportamento a partir da reflexão dos participantes, bem como incentivar a prática da responsabilidade social no trânsito por parte das empresas. Os temas dos trabalhos e o foco das ações foram escolhidos com base na análise dos fatores de risco identificados pelo Projeto Vida no Trânsito:álcool, velocidade e o grupo motociclista. A meta é o recebimento de cerca de 800 trabalhos e a adesão de 150 instituições.







 







 



No  dia 31/05  Teresina recebeu a visita da pesquisadora Tanara Sousa, da Universidade Federal do RS, que veio realizar um diagnóstico para a realização da Pesquisa sobre álcool, velocidade e trânsito, entre os condutores de Teresina. A pesquisadora esteve presente na reunião de planejamento da Operação salva-vidas apresentando a sistemática da pesquisa a ser realizada.

JUNHO-2011
DIA 13/06- entrega de 03  êtilômetros pela OPAS.



Renovação da frota de veículos utilizados na fiscalização de trânsito. Aquisição de um ônibus para o desenvolvimento das atividades: operação salva vidas, Strans itinerante e atividades educativas.

 


DIA 27, 28- Oficina de marketing social- Brasilia. Participantes: Audea Lima-STRANS, Amariles Borba- FMS, Alice Honório- STRANS, Miriam Felinto- SEMCOM.
JULHO- 2011
Dia 27 foi realizado o Seminário sobre Redução de Acidentes, na APPM, realizado pelo Detran-PI, com objetivo de sensibilizar os gestores dos municípios piauienses a aderirem à municipalização do trânsito. Participaram 48 representantes de prefeituras.
Realização da Campanha : A peça que o capacete protege não tem reposição. Veiculação de out door, panfleto em forma de capacete e cartazes.

AGOSTO-2011
 No dia 12 de agosto foi realizada a solenidade de entrega do selo de adesão às instituições que adreiram ao II Prêmio Cidade de Teresina de Educação no Trânsito. Ao todo 130 instituições fizeram a adesão. O evento integrou as comemorações do aniversário de Teresina e contou com a presença de gestores das empresas, escolas, superintendente e Prefeito de Teresina, Elmano Férrer.

Nos dias 24 e 25 foi realizada a Capacitação sobre álcool e drogas pelo Nucleo de Pesquisas  em álcool, trânsito e outras drogas, da UFRGS, no auditório da Escola Piauiense de Trânsito. Foram capacitados 80 agentes de trânsito e policiais do CIPTRAN e BPRE sobre a tem ática.

Realização da  campanha PAI, VOCE É MEU HERÓI MAS NÃO PRECISA VOAR. Veiculação de outdoor.

Nos dias 24, 25, 26, 27 e 28 foi realizada a pesquisa sobre beber e dirigir pela UFRGS em Teresina. Os pontos escolhidos para a pesquisa foram os que se destacaram nos  índices de acidentes graves e fatais. Avenidas Presidente Kennedy (leste), Henry Wall com Juarez Távora (sul), Dom Severino (leste), Joaquim Nelson (sudeste), João XXIII (rodovia).
 



Os resultados da pesquisa servirão de subsídio para intervenções.

Ações 2010

 ANO 2010
Foram feitas as ações etruturais do projeto.

ABRIL/2010
 Em abril de 2010 Teresina recebeu a visita da Comissão Nacional do projeto Vida no Trânsito através dos Ministérios da saúde, Justiça, Cidades, Denatran, OPAS, OMS, para certificar-se das condições mínimas existentes afim de que a cidade fosse contemplada com o projeto. O Prefeito de Teresina, Elmano Ferrer, em reunião no Palácio da Cidade, prontamente aderiu ao projeto, consolidando Teresina como a representante do nordeste.


                                               Visita ao palácio da Cidade



Lançamento nacional- palácio de Guanabara-RJ

AGOSTO/2010
 Em lançamento no Palácio da Cidade, em Teresina, foi instituída , por decreto,  pelo Prefeito, a Comissão Intersetorial de Segurança no Trânsito e a Coordenação Executiva do projeto Vida no Trânsito. A Comissão Intersetorial é formada por 20 instituições (STRANS, FMS, CIPTRAN, DETRAN, PRF, BPRE, SEMEC, SEMCOM, SEMPLAM, DNIT, CREA, CFC, CRM, UFPI, UESPI, SEST/SENAT, OAB, SESAPI, MP, SEGURADORA). A coordenação executiva é um grupo de trabalho formado por 8 componentes.
                                           Comissão Intersetorial
Comissão executiva
Missão da Comissão Intersetorial:
I-      subsidiar a elaboração de planos de intervenção local para a segurança do trânsito;
II -    intermediar e colaborar para a implementação das intervenções previstas no planejamento local de segurança no trânsito;
III -   acompanhar o desenvolvimento das ações no âmbito de suas instituições;
IV -   propiciar o alcance das metas de redução de vítimas por acidentes de trânsito em Teresina;
V -    diagnosticar, anualmente, a situação da segurança de trânsito em Teresina e propor medidas de redução da morbimortalidade no trânsito.

Missão da Coordenação executiva:
         coordenar as ações do Projeto Vida no Trânsito;
II -     convocar a Comissão Intersetorial para reuniões ordinárias e extraordinárias;
III -    elaborar juntamente com a Comissão Intersetorial o plano de intervenção local do Projeto Vida no Trânsito;
IV -   intermediar e colaborar para a implementação das intervenções previstas no plano local e nacional do referido Projeto;
V -    acompanhar o desenvolvimento do Projeto;
VI -   propiciar o alcance das metas de redução de vítimas por acidentes de trânsito em Teresina;
     VII -            divulgar os resultados do Projeto


OUTUBRO/2010-
Foi realizada a oficina de planejamento do Plano da Década do Projeto Vida no Trânsito. Estiveram presentes a Comissão Nacional, a Comissão Intersetorial e a coordenação executiva. O evento aconteceu na casa da Cultura, nos dias 14 e 15 de outubro. Ao final foram estabelecidas as ações e atividades a serem desenvolvidas em Teresina e a coordenação executiva ficou com a missão de concluir o plano incorporando as metas, os recursos, os responsáveis e a data de execução.


Casa da Cultura


NOVEMBRO/2010-
 Aconteceu nos dias 8, 9 e 10, em Brasília a oficina de avaliação dos projetos Vida no Trânsito e Redução da Morbimortalidade no Trânsito, ambos coordenados pelo Ministério da Saúde. Foi solicitada a presença dos representantes da STRANS, DETRAN, Secretaria de Saúde do Estado e do Município

                                                        Representantes de Teresina e membros da comissão nacional


















 

JUNHO/2010-
 Em 18 de junho, no Rio de Janeiro foi lançado nacionalmente o projeto com a presença dos representantes das cinco cidades contempladas: Teresina, Palmas, Campo Grande, Belo Horizonte e Curitiba. Teresina foi representada pelo Prefeito Elmano Ferrer, Superintendente da STRANS, Ricardo Freitas, Presidente da FMS, Pedro Leopoldino e a Gerente de Educação de Trânsito da STRANS e coordenadora do projeto em Teresina, Audea Lima. A solenidade aconteceu no Palácio Guanabara, Rio de Janeiro, com a presença do então Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o Diretor do Departamento de Análise da Situação da Saúde do Ministério da Saúde, Otaliba Libânio,  e a Comissão Nacional.
Banner do Projeto em Teresina com a composição das entidades/instituições que coordenam e as que´compõem a  Comissão Intersetorial de Segurança no Trânsito de Teresina.



Campanhas em outdoor realizadas em Teresina destacando os fatores de risco apontados como causas dos acidentes de trânsito em Teresina. As peças foram divulgadas nos meses de julho (mês do motocilista), agosto (mês dos pais) e setembro (mês da independência) fazendo alusão ao motociclista (grupo vulnerável local ), velocidade e álcool (apontados como as causas nacionais a serem trabalhadas no projeto).

Para a definição dos fatores/grupo de riscos foi adotada uma metolodogia de trabalho, a EPP- estratégia de pró-atividade e parceria, da GRSP, onde se  coleta os dados de vítimas do trãnsito no CIPTRAN, SAMU e PRF (dentro da área urbana de Teresina) feitos pela comissão executiva do projeto e depois verificadas junto ao sistema SIM-SIH, do Ministério da Saúde quais dessas morreram ou ficaram mais de 24 horas internadas no hospital. Ao serem definidas, são analisadas as causas de cada acidente através de um grupo de análise de dados composto por várias instituições da saúde e do trânsito e definidos os fatores /grupos de risco presentes. A análise do último trimestre de 2010 (primeira análise feita) encontrou o grupo motociclista presente em 40% das 87 vítimas graves e das 54 vítimas fatais.


Campanha realizada no mês de julho em Teresina para alertar os motocilistas da necessidade do uso do capacete afivelado. Uma das atitudes comuns nos motocilistas e que tem sido uma das causas de morte por acidentes de trânsito, conforme apontou a análise de dados realizado no último trimestre de 2010.